A verdadeira vida é espiritual, visto que todos são espíritos, embora encarnados, enquanto que a matéria é ilusória, passageira, de duração relativamente efêmera e de valor secundário. — Luiz de Souza

O Poder do Pensamento - Por Luiz de Souza

A manifestação do pensamento provém da ação vibratória do espírito. De um modo geral, quanto mais desenvolvidos estiverem os atributos espirituais de cada ser, maior é o poder do seu pensamento.

A capacidade de concentração é dom valioso, por meio do qual, com maior ou menor intensidade, se exterioriza a força atuante do pensamento, que se apresenta à visão astral deformado e impreciso, ou bem delineado e nítido, consoante a capacidade de concentração do agente.

Diz se também que pensar é atrair. Por isso, pensar em uma moléstia, temendo contraí la, é formar campo aberto para que ela se revele.

O pensamento pode transformar, pelo seu poder, qualquer composição material, por serem todas elas por ele criadas.

Os Seres do Astral Superior, em hierarquia espiritual ascendente, rumo ao Poder Total, transformam a matéria, com o poder do pensamento, em toda e qualquer composição, sem restrições, sempre que essa transformação obedeça a injunções da Mecânica Universal, ditadas pelas leis da evolução.

Em sua camada atmosférica e, fora dela, em estado gasoso e etéreo, o mundo Terra contém substâncias volatizadas e fluídicas, de que ele é, em forma densa, composto.

O uso dessas substâncias exige a associação de todos os seus elementos, para os fins preestabelecidos.

Mais tarde, todos os seres terrenos irão saber como operar com o pensamento, para que ele exerça sobre a matéria todo o domínio e poder. Só se poderá chegar lá, entretanto, muito depois de haver-se ingressado no caminho da espiritualidade.

Nenhuma idealização material se consuma, sem ter antes sido delineada, em todos os seus pormenores, pela força do pensamento.

Verifica se, por esta análise, quão necessário e útil é, para o desenvolvimento espiritual, dar atenção à ordenação dos pensamentos, como meio eficaz de educá los para a conquista dos melhores resultados.

Os pensamentos devem ter orientação construtiva voltada para o bem geral da humanidade, e conter substância espiritualista para poderem encontrar reforço indispensável nas Altas Esferas da confraternização.

Isto posto, firme se cada um na disciplina básica da Doutrina Racionalista Cristã, que oferece os melhores princípios para a efetivação de todos os nobres ideais.

Convergindo se os pensamentos para essa finalidade, todos os esforços se somarão para o alcance dos mais altos objetivos. São estas as perspectivas que podem ser apresentadas para que o êxito seja completo.

A força do pensamento, convenientemente educada, atinge os seus fins, muito embora leve algum tempo. Nem sempre é possível realizar um ideal na exata ocasião em que se deseja. Os arranjos para que a oportunidade seja encaixada na fórmula correspondente, exigem, muitas vezes, que se aguarde, com paciência e confiança, o momento propício, que pode não estar à vista.

Métodos de concentração devem ser postos em prática para afastar da mente os pensamentos vulgares que a assaltam.

Isso pode parecer difícil, a princípio, mas à custa de esforço, deliberação e vontade, pouco a pouco a indisciplina irá cedendo lugar ao comando do espírito.

Nada se consegue sem esforço, deliberação e vontade; assim, esses três atributos, sempre bem trabalhados, levarão o indivíduo, nas questões que envolvem as suas atribuições normais, ao pleno uso do poder do pensamento.

É por meio dessa Força, aplicada com fins elevados, que a criatura se toma uma peça valiosa na estrutura da comunidade, ao contribuir, com a sua parcela de trabalho, de ação honesta e de dedicação e eficiência, para o conjunto humano a que pertence.

Os que se enquadram na rotativa desse engenho de ação positiva, estão automaticamente envolvidos pelas Forças do Bem, e a sua produção na esfera física, é incomparavelmente maior.

É fortalecendo o espírito com educação adequada, que o pensamento se torna uma força poderosa e capaz de submeter os atos da vida à disciplina, à pontualidade, ao fiel cumprimento das obrigações, ao respeito próprio, e para com o semelhante, à cordialidade, às boas maneiras, ao afeto fraternal, à solidariedade humana, à prestimosidade, à tolerância racional, ao zelo pela palavra empenhada e à boa educação.

Para manter esses requisitos em ordem, muitas coisas são necessárias, entre essas a força de vontade, a atenção, o cuidado, a vigilância, a disposição, o entendimento, o critério, a contenção de impulsos, o desejo de evoluir, e, sobretudo, encontrar se a criatura a trilhar o caminho da espiritualidade.

O poder do pensamento desenvolvido em seres ainda não portadores de valores morais, constitui um risco, pois quando por trás de um pensamento forte está um sentimento inferior, como de inveja, ódio, vingança, malquerença, de destruição, enfim, os resultados se constituem em débitos da maior gravidade, proporcionais ao poder desenvolvido, em favor do mal.

Assim, o poder do pensamento lembra uma lâmina, de dois gumes que, enquanto de um lado é fonte de poderosos recursos para a promoção do bem, do progresso, da evolução e da felicidade, de outro pode dar origem às mais funestas consequências, quando o agente for movido pelo sentimento do mal.

Mas o poder do pensamento que se deseja recomendar, é aquele que pode ser exercido pelo adepto do espiritualismo, por aquele que está seguro de seu papel na orquestração harmônica do Universo.

Muitos aplicam, inconscientemente, o poder do pensamento, sem o reconhecimento real do que ele representa; esses agem irrefletidamente, não produzindo maiores prejuízos, por ser emitido confusamente, sem disciplina, e bom é que assim seja, enquanto ausentes ainda estiveram aqueles Princípios que norteiam a correta aplicação desse Poder.

Vitimas dos seus próprios pensamentos são aqueles que sofrem desgraças na lei do retorno ou de causa e efeito, por mau uso do livre arbítrio, alheios ao implacável curso das correntes consequentes.

O bom comportamento em todos os atos da vida, é o reflexo de pensamentos bem instruídos e tratados por pessoa que marcha em sentido ascendente.
Não se deve esquecer que a evolução e a sua marcha no planeta são acompanhadas pelo Astral Superior, que não se descuida, um só instante, das atribuições que lhe estão afetas.

À medida que a humanidade se for esclarecendo, espiritualmente, determinados dons irão se manifestando, dentre os quais o poder consciente do pensamento.

Se todos pudessem perceber as magníficas paragens que existem no campo astral, aguardando a chegada dos seres que se serviram da luz da verdade para orientar se, outro rumo dariam à sua vida.

Quando a força do pensamento é inteligentemente orientada com fundamento no acumulado tesouro espiritual, todos os problemas de aspecto aflitivo se dissolvem, diluídos no esplendor dessa força grandiosa.

As opulências incomparáveis que se situam no campo espiritual das regiões classificadas do Além, estão destinadas àqueles que primam, na Terra, por lapidar as falhas do seu espírito, adotando normas que induzam a dar bom trato ao pensamento.

A locomoção individual, em Plano Astral, denominada volição, é feita pela força do pensamento. A transmissão de pensamentos de um para outro ser, separados por distâncias consideráveis, é realizada em Plano Astral, numa insignificante fração de tempo, pelo Poder do Pensamento. É o que se denomina telepatia. São, ambos, vocábulos de uso corrente, associados à ação do pensamento.

Sendo, como é, o pensamento uma emanação do espírito, o qual desenvolve constante ou permanente atividade, urge prepará lo, em condições tais de apuro e burilamento, que o pensamento produzido seja de molde a recomendar o indivíduo como, portador das melhores virtudes.

O pensamento é o recurso existente para o exercício das atividades no campo astral, sempre limitadas ao desenvolvimento adquirido em plano físico, com que cada um se apresentar.

Não se deve perder de vista que a Terra, Mundo Escola, é o lugar onde o espírito pode melhor desenvolver as suas qualidades intrínsecas, e é para isso que existe o sistema reencarnatório, com o fim de facilitar o correspondente processo de evolução.

Toda essa organização, sistemática é obra do pensamento poderoso da Alta Hierarquia espiritual.

Todos, gradativamente, terão de desenvolver a força do pensamento, porque o seu uso ou emprego será cada vez mais necessário nas operações de alta categoria espiritual, na medida do adiantamento obtido.

Esse adiantamento ocorrerá, também paulatinamente, com esforço constante e permanente no âmbito da espiritualidade, para que os dons espirituais se desenvolvam, de modo conjugado e equivalente, dentro de condições de equilíbrio.

Com a espiritualidade em desabrochamento, numa sequencia uniforme e racional, ninguém fará uso do poder do pensamento senão para o bem comum.
À medida que for crescendo o pensamento, irá demonstrando a força prodigiosa de que é dotado, que terá, por isso, de ser dirigida, sabiamente, através de recursos espirituais próprios, de elevada natureza, conquistados numa seriação de reencarnações bem aproveitadas.

O espírito é uma fonte perene de dons e recursos que aguardam oportunidade e condições para se manifestarem dependentes do próprio indivíduo, que precisa esmerar se para a obtenção de conhecimentos espiritualizadores.

O pensamento, com o seu magnífico poder, opera magistralmente na composição e na mecânica do Universo, sendo responsável pela manifestação de tudo aquilo que os olhos veem no campo material, físico ou fluídico.

O Pensamento é um Poder da Inteligência Universal multipartido entre os seres, por onde se constata a filiação que existe entre a partícula e o Todo.

Essa prova passa desapercebida entre os que desconhecem o valor do pensamento. Todas as criaturas humanas manifestam esse atributo espiritual, que varia entre elas na proporção do seu desenvolvimento; no Plano Astral Superior, porém, ele se revela em grandes amplitudes.

O pensamento é exercitado na Terra toda vez que se idealiza alguma coisa, que se formula um programa, que se põe em prática uma ideia, que se toma uma iniciativa, que se executa uma obra, que se cumpre um dever, que se resolve um problema, que se aprende uma lição. Quanto mais exercitado for, mais se fortalece, mais se realiza, mais se alcança.

É necessário que cada um saiba exercitar e desenvolver o seu pensamento, por ser ele uma força saturada de poder.

O Poder do Pensamento
Por Luiz de Souza