A verdadeira vida é espiritual, visto que todos são espíritos, embora encarnados, enquanto que a matéria é ilusória, passageira, de duração relativamente efêmera e de valor secundário. — Luiz de Souza

O que é sagrado? - Por Luiz de Souza

O Racionalismo Cristão interpreta, a seu modo, o vocábulo "sagrado". No sentido comum, religioso, sagrado é o que se não pode tocar.

Como sagrado, no entanto, deve ser compreendido aquilo que terá de ser tratado ou conservado na sua integridade moral.

O lar e a família são sagrados, como sagrados são o trabalho, o dever, a honra, a palavra empenhada, a dignidade pessoal, os direitos adquiridos, a manutenção da vida.

A criatura está na Terra para promover a sua evolução, sendo, portanto, sagrado tudo quanto concorra para ela.

Simples objetos materiais não podem ser sagrados, por faltar-lhes a Substância Perpétua para imprimir lhes uma tal significação. Também não há lugares sagrados, em face da precária estabilidade e permanência deles. Poderão existir lugares em que o respeito tenha de ser observado na sua máxima expressão, mas isso não autoriza a dar se lhes o cunho de sagrados, a não ser simbolicamente.

Deve se ser, pois, elevado o sentido da palavra sagrado ao supremo nível, no sentido espiritual, nunca confundindo essa concepção com formas físicas transitórias.

A Bíblia é por muitos considerada sagrada, e por isso, para esses que assim a consideram, nada nela pode ser alterado nem subtraído. Por esse mal são as seitas e religiões denominadas cristãs conduzidas, através de seus membros, às mais pungentes decepções, pelo erro de considerarem sagrado um livro de onde se poderão extrair, depois de bem escoimado de impropriedades, algumas lições úteis à humanidade, sem que a isso se imponha qualquer consagração.

A tendência humana de fazer consagração a objetos vem de longe, como prática primitiva que encontra receptividade nas almas de índole profundamente adorativa. Assim, todos começam a trajetória evolucionária, mas pena é que existam tantos retardatários repetindo, indefinidamente, as encarnações, como o aluno vadio que repisa, ano após ano, a primeira série escolar.

Se a evolução se processasse isoladamente, tendo em vista apenas o indivíduo, seria admissível deixá lo para trás a unir se com outros também tardios, mas o caso é que a evolução se faz por grandes grupos, em que os mais adiantados precisam zelar pela evolução dos mais atrasados do seu grupo, dentro de um certo limite de tolerância.

Ultrapassado este, o que se dá, realmente, é a transferência do renitente retrógrado para outro grupo mais atrasado, em épocas próprias. Os que dão à consagração dos seus propósitos um sentido real e puro, evidentemente estão marchando na vanguarda do espiritualismo.

Não vai também neste estudo a mais leve nota de censura àqueles que vêem na Bíblia motivos para considerá la sagrada. No Racionalismo Cristão não se trata de impor idéias, apenas se cogita de oferecer esclarecimentos, de dar informações que possam ser úteis.

Os que não as apreciarem, ponham nas de lado e sigam o seu caminho. No entanto, vale a pena meditar sobre o que aqui se expõe, pois é possível que da meditação algo surja que recompense. Como não há condenação eterna e terão todos de chegar à iluminação espiritual pelo esforço próprio, com o correr dos séculos ou dos milênios, estas palavras não estarão perdidas porque, como são verdadeiras, podem, ainda assim, não servir para alguns, por enquanto, mas serão valiosas a muitos que se apresentam amadurecidos para estas revelações.

O que é sagrado?
Por Luiz de Souza

Fonte:

Poderá gostar de conhecer:
 Lady Di