A verdadeira vida é espiritual, visto que todos são espíritos, embora encarnados, enquanto que a matéria é ilusória, passageira, de duração relativamente efêmera e de valor secundário. — Luiz de Souza

Ao Encontro de Uma Nova Era - Por Luiz de Souza

O mundo, por certo, não continuará mergulhado, por muito mais tempo, nesse oceano de materialismo.
Clique para OUVIR a
Limpeza Psíquica

As convulsões que se notam e as agitações de inconformismo que se vêm observando, externam um estado de alma rebelado contra o excesso de materialismo a que a esmagadora maioria se entrega.

Registram se desequilíbrios nos orçamentos, desigualdades no trato humano e desorientação flagrante na aplicação dos recursos morais.

O progresso material toma um curso vertiginoso, determinando avanços em determinados setores que descontrolam o ritmo do conjunto.

Sente se a falta de normas espiritualistas para acompanharem a marcha progressiva dos fatos cotidianos da esfera física.

A luta pela sobrevivência está se tomando uma obsessão avassaladora. Nesse afã, não se olham os meios para atingir os fins. Todos os golpes são válidos! Salve se quem puder!

Esse panorama, que traduz uma ilusória configuração na compreensão da vida, exterioriza o apogeu de uma era de falsas conjeturas humanas, com base numa afeição desordenada pelas quiméricas atrações terrenas.

Como não há mal que sempre dure, este, que se observa no sistema da atual vivência, está para alcançar os seus dias finais, diante das novas forças que se levantam.

Jesus, dotado de prodigiosa clarividência, já previa, há dois mil anos, que o mundo, antes de findar o segundo milênio, iria passar por fundamentais transformações.

Uma nova era, desde então, se anunciava. A vinda de Jesus deu se no início da era que ora se finda, e é sabido que de dois em dois mil anos, no transcurso de cada grande era, um acontecimento de marcante profundidade, assinala a passagem do ciclo.

Outra observação de um fenômeno sistemático reside no fato de serem as grandes borrascas precedidas de eufóricas bonanças.
Verificam se, no correr do século presente, extraordinários preparativos para o encontro da nova era.

A semente do espiritualismo está plantada em área fértil, no campo do século XX, e, se bem pesquisados forem os fatos que se desdobram, nenhuma dúvida deverá restar sobre a expansão do movimento, no sentido da evolução do espírito.

Há os que desejam orientar se para acompanhar os sucessos que se aproximam, e para facilitar lhes essa orientação, pretendeu-se realçar, nos capítulos deste estudo, alguns princípios práticos da imensa faina espiritualista.

A adoção deles e de outros, em diferentes trabalhos difundidos, permitirão situar a criatura num ângulo favorável da vida, do qual divisará reais particularidades construtivas.

O maior empenho está em alertar o viajante para os sinais da estrada a percorrer, toda ela pontilhada das luminosas advertências que os Mestres sabem registrar.

Tudo quanto contém este livro em análise, comentário e ponderação, tem a finalidade de contribuir, com uma pequena parcela de adestramento, para o bom aproveitamento da jornada terrena.

Nós, que nos encontramos encarnados, pertencemos às últimas gerações de uma era que se extingue, para dar começo à outra que se aproxima, plena de esperanças, de conquistas espirituais e de consequentes bem aventuranças.

Cada qual terá de fazer a sua parte no plano renovador da vida no planeta, instituindo, em seu modo de viver, os princípios da moral cristã esteados na Doutrina deixada pelo Mestre Nazareno e ressurgida neste século, último do segundo milênio.

Não se poderá ir ao encontro da nova era, sem ter preparado a bagagem adequada para ele. Tal bagagem terá de ser constituída do acervo espiritual acumulado nesta existência física, através da conduta escorreita, do exemplo edificante e de provas de salubridade moral.

Os que não quiserem submeter se à marcha para tal encontro, por lhes faltarem os elementos promotores, terão de servir se das experiências que lhes serão reservadas em plano físico, bem mais árduas, até ficarem habilitados, em oportunidades futuras, a concorrer ao acesso que nesta hora está sendo propiciado aos que amadureceram os seus espíritos para a renovação que se opera.

Cientistas estão registrando, em várias partes do mundo, a ocorrência de fenômenos físicos na Terra, que se não explicam sem o reconhecimento de interferências de forças estranhas, extraterrenas, as quais se subordinam a outras leis, que são as dos planos cósmicos que mantêm o Universo em equilíbrio.

Estudos da maior transcendência feitos por reconhecidas sumidades no trato da evolução da Terra, penetram no passado, por numerosíssimos séculos, servindo se da própria matéria terráquea submetida a averiguações das mais remotas e complexas ações geológicas, para chegarem ao ponto de confirmar, com segurança, muitos dos fenômenos que o planeta suportou, com o suceder das eras que se foram.

Esses estudos, no plano da ciência, autorizam a esperar se o próximo evento de uma nova era, plena de vibrações espiritualizadas.

A mudança de uma era para outra tem sido assinalada com a reconhecida degradação de uma civilização por atos de corrupção e sórdida vilania, para surgimento de outra, com bases em maior elevação moral.

Observando se a caótica posição moral do mundo, nos dias que correm, e, por outro lado, o aparecimento de um movimento espiritual que se firma com a mais decidida disposição, nota se real analogia com as transformações verificadas na contextura morfológica da Terra, em consonância com a interpretação de reveladores hieróglifos que remontam à era imediatamente posterior ao desaparecimento da Atlântida.

Os ciclos se fecham em rigorosa obediência a leis da Suprema Sabedoria, e não haverá dúvida de que o que envolve o panorama atual da vida terrena, está com os seus dias contados.

A evolução, que é obrigatória, faz parte de leis imutáveis e irrevogáveis, não sendo as partículas em progresso espiritual neste mundo físico que se hão de opor ao império dessas leis.

Uma vez que a evolução terá de processar se a qualquer custo, sem contemplações, vale a pena tomar se a criatura disciplinada, submetendo se àquilo que determinam as imponderáveis Forças do Astral Superior.


O objetivo deste e de outros escritos da mesma natureza, é mostrar de que modo se deverão aplicar as normas, verdadeiramente cristãs, de vivência diária, na trajetória terrena.

Em assim procedendo, tudo se resolverá bem, a existência será melhor aproveitada, os deveres cumpridos, a consciência se manterá em paz e todos marcharão ao feliz encontro de uma nova era, de maior progressos espiritual.

Ninguém, em sã consciência, há de querer ficar para trás nesta jornada em que se procura atingir um alvo seguro, situado na área do espiritualismo.

Se assim é, somente os desprevenidos, os negligentes, os seres mundanos, entorpecidos pelos gozos terrenos, deixarão de alinhar-se ao lado daqueles que podem antever os resultados venturosos que se delineiam, com a adoção de um comportamento alicerçado nos temas que se vêm expondo.

Há um convite ao comodismo no mundo, que deve ser repelido, pelos males a que conduz. O momento é de sacrifício e de renúncia, e são estes os meios pelos quais cada um deve chegar ao ponto de partida, para uma nova era.

Os temas desenvolvidos nesta coletânea, são parte de outros que se encontram nos livros A Felicidade Existe e A Morte não Interrompe a Vida, concebidos com o propósito de oferecer subsídios capazes de auxiliarem aqueles que desejam encontrar o caminho que milhares de indivíduos já percorrem, em direção àquela meta que constitui o tema. deste Capítulo.

Na verdade, o cotidiano apresenta casos que podem ser atendidos de várias maneiras, mas o que se precisa é a fórmula ideal para escolher a maneira de agir, condizente com as regras da espiritualidade. Só assim se agirá corretamente e se procederá como convém, evitando se, deste modo, a possibilidade ingrata de se arrolarem débitos na vida espiritual.

Daí a importância de dar se o devido e alto valor aos critérios espiritualistas, cuja finalidade é conduzir a criatura pelas seguras veredas do bem. Uma vez adotado esse sistema de vida, todos os recursos convergem para elevar o ser às condições mais propícias à sua evolução.

Da Terra, cada vez que se desencarna, outra coisa não se leva, de útil, que não sejam as obras construtivas ou o procedimento correto, com os seus resultados, representados pelo pecúlio que será somado ao acervo conquistado em outras vidas. E de esperar se, então, que aqueles que desejarem aumentar o seu patrimônio espiritual, encontrem, nesta leitura, algo que possa contribuir para firmar a sua conduta nos melhores moldes de atuação.

Com este comportamento, contribuirá, cada qual, com a sua parcela, para se melhorarem as condições morais da coletividade, que representará, na tomada de contas da consciência, no Além, um crédito favorável a figurar no cômputo das conquistas positivas.

Não deve ser desprezada uma perspectiva tão animadora que possibilita a obtenção de vantagens de tão alto valor para a composição dos tesouros do espírito.

Todos precisam navegar neste mar tormentoso da vida terrena, munidos de bússola e sextante, para não perderem o rumo, e tais meios, aqui simbolizados, correspondem aos que se obtêm de normas estribadas em princípios espiritualistas que, de maneira objetiva, podem alertar os espíritos vigilantes.

Assim como, presentemente, todos se precisam adestrar para as funções profissionais, certo é que tal necessidade continuará sendo imperativa no transcorrer da nova era, ocasião em que em tal adestramento hão de figurar as formas relativamente mais elevadas das florações espiritualistas.

Não é por acaso que se encontram, na pauta das atividades humanas dos dias que correm, lições apuradas de procedimento cristão, principalmente ao alcance daqueles que têm a responsabilidade moral de se prepararem para as tarefas que lhes terão de ser confiadas.

Seria doloroso que tais criaturas estivessem ausentes na hora precisa da seleção, esquecidas das suas reservas, afastadas do caminho, adormecidas no macio acolchoado das próprias ilusões!

Este e outros escritos de idêntica natureza contêm matéria com que se poderá contar, para conduzir aos portais da nova era, os que, bem intencionados, para lá se queiram dirigir.

Terminada esta exposição, espera se que em boa terra tenham caído as sementes lançadas por este e por numerosos outros lavradores da obra cristã, que não medirão esforços para alertar almas predispostas a uma nova vida que desponta, nos horizontes, de forma promissora, como que a anunciar uma Nova Era de resplendor espiritual.

Ao encontro de uma nova era 
Por Luiz de Souza
Fonte: